"Pecado é provocar desejo e depois renunciar."
(Renato Russo/Marisa Monte)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

DESESPERO NO HAITI


O desespero se espalhava hoje entre os sobreviventes do terremoto registrado no Haiti, porque a enorme quantidade de ajuda da comunidade internacional ainda não chegou a eles.

A falta de presença policial aumentou a insegurança e há um aumento dos casos de pilhagem em Porto Príncipe, alerta a "Radio Metropole".

A Missão das Nações Unidas de Estabilização no Haiti (Minustah) é a única força que tenta combater a deterioração da situação de insegurança, mas a tarefa é complicada, devido à amplitude da catástrofe.

O responsável das operações de manutenção da paz da ONU, Alan Le Roy, teme que a situação de insegurança piore nos próximos dias, e que as agressões e atos de criminalidade aumentem, segundo a mesma fonte.

A água e os alimentos estão escassos e, quando existem, são vendidos a altos preços, as comunicações continuam cortadas - exceto as por satélite -, o mau cheiro dos cadáveres em decomposição e a poeira dos edifícios que desabaram torna o ar irrespirável.

Também não há meios de transporte por falta de combustível e porque muitas vias estão intransitáveis, e os hospitais não dão conta de atender os feridos.

O desespero se transformou em raiva em alguns lugares, e houve saques e até barricadas feitas com cadáveres em algumas ruas, informa a imprensa local e internacional.

Milhares de pessoas passaram a terceira noite ao relento, mas desta vez, pelo menos, só houve um tremor e não muitos, como ocorre desde terça-feira, quando aconteceu o terremoto de 7 graus na escala Richter e com epicentro a 15 quilômetros da cidade.

Segundo a "Radio Metropole", quatro minutos antes das 4h local, aconteceu um tremor de 4,7 graus, cujo epicentro ficou 75 quilômetros ao oeste da capital.

Depois do sismo da terça-feira, houve 43 réplicas de magnitude entre 4,4 e 5,9 graus, acrescentou a emissora.

As pessoas nas ruas, porque perderam a casa no terremoto ou porque têm medo de voltar para seu lar e este desabe se a terra voltar a tremer, sentem-se abandonadas à própria sorte.

Paradoxalmente, toneladas de ajuda de todo tipo e centenas de médicos, bombeiros e especialistas em resgate de vítimas de terremotos chegaram ou estão a caminho do Haiti a partir de todos os cantos do mundo.

No entanto, há falhas de logística. No aeroporto de Porto Príncipe, sem torre de controle nem controladores, foi preciso suspender ontem por várias horas a chegada de mais aviões, devido ao congestionamento.

O Governo haitiano está desintegrado, com alguns membros desaparecidos, e sem comunicações.

O pessoal da ONU, organizações humanitárias ou pessoas enviadas por outros países para socorrer os haitianos tentam levar um pouco de alívio a uma população que desde na terça-feira vive em agonia.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 de Brasília da terça-feira e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, a capital do país. A Cruz Vermelha do Haiti estima que o número de mortos ficará entre 45 mil e 50 mil.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro do país, Jean Max Bellerive, havia falado de "centenas de milhares" de mortos.

O Exército brasileiro confirmou que pelo menos 14 militares do país que participam da Minustah morreram em consequência do terremoto.

A brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, também morreu no tremor.

Diferente dos dados do Exército, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, aumentou hoje o número de mortos para 17 - considerando as mortes de Luiz Carlos da Costa, funcionário da ONU, e de outro brasileiro que não identificou -, segundo informações da "Agência Brasil".

Fonte: Terra

Terrremoto no Haiti

Saques e desespero marcam o terceiro dia dos haitianos após terremoto
Sentadas entre escombros, vítimas aguardam a atuação de médicos
e equipes de resgate


O terceiro dia dos haitianos após o terremoto que devastou o país é marcado pelo desespero em busca de ajuda e comida. Dezenas de milhares de pessoas estão desabrigadas e feridas pelas ruas da cidade. Sentadas entre escombros, elas aguardam a atuação de médicos e equipes de resgate. Segundo os dados mais recentes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), 70% dos edifícios em muitas áreas da capital do Haiti, Porto Príncipe, ficaram destruídos por causa do terremoto que assolou o país caribenho. O nível de destruição aumenta na medida em que se chega no centro da cidade. Muitos haitianos estão tentando sair do país, alguns tentam romper a fronteira com a República Dominicana. Falta comida e água e os corpos continuam nas ruas. Caminhões de água e comida são atacados pela população que, desesperados, tentam saciar a fome e a sede. Uma das cenas mais chocantes até o momento é a dos haitianos colocando corpos nas estradas como forma de protesto contra a demora na ajuda humanitária. A agência da ONU alerta para a propagação de doenças, já que o fornecimento de água no país foi prejudicado. O número de militares brasileiros mortos no terremoto que arrasou o Haiti pode chegar a 17, segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O número ainda não foi confirmado pelas Forças Armadas. Jobim afirmou que pelo menos quatro militares do Brasil seguem desaparecidos após o terremoto. O brasileiro Luiz Carlos da Costa, segundo no comando da missão de paz da Organização das Nações Unidas no Haiti, está desaparecido no Haiti. — Estamos pensando em 17 mortos. Continuam as buscas e a localização, mas evidentemente que a palavra desaparecidos funciona como um eufemismo — explicou o ministro Nelson Jobim.
Cenário é de guerra no país caribenho
É um resumo da desgraça provocada por um tremor de 7,3 graus na escala Richter que, nesta terça-feira, matou dezenas de milhares de pessoas e atingiu pelo menos 3,5 milhões. A morte de dois militares gaúchos que, em meio à miséria do Haiti, serviam às forças de paz da ONU, foi confirmada pelo Exército. Outros 12 brasileiros também morreram no tremor de 7,3 graus na escala Richter — entre eles a missionária Zilda Arns, 73 anos.

O Corpo da médica e missionária Zilda Arns chega ao Brasil
O corpo da missionária Zilda Arns chegou ao Paraná nesta sexta-feira, por volta das 10h19min. Familiares que esperavam no aeroporto ficaram comovidos ao ver o caixão. Na madrugada, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe do Haiti a freira que acompanhava Zilda na América Central. Irmã Rosangela Maria Altoé relatou o ocorrido, emocionada. — Estávamos do terceiro andar quando um ouvimos um estrondo. O chão começou a desabar e eu cai — disse Rosangela. Um cortejo em carro de bombeiros saiu do Aeroporto Internacional de Curitiba e chegou ao Palácio das Araucárias, sede do governo paranaense por volta das 11h30min. Desde às 9h, pessoas já formavam uma fila no local para dar adeus a presidente da Pastoral da Criança. Em meio a dor, familiares recebiam as homenagens à missionária.

Fonte:http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/haiti/