"Pecado é provocar desejo e depois renunciar."
(Renato Russo/Marisa Monte)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Wagner Moura e seu VIPs!


Num mês em que entra em cartaz o mais novo filme de Wagner Moura VIPs,


Que tal conhecermos um pouco dessa figura que inspirou a escritora Mariana Caltabiano a criar livro que posteriormente virou filme: Marcelo Nascimento.



"O protagonista do filme também se chama Marcelo, embora seja um pouco diferente do homem que o inspirou. O Marcelo da ficção também engana famosos e comanda bandidos na cadeia, mas é principalmente um adolescente em crise de identidade que, ao longo da vida, tenta se encontrar. Trata-se do personagem ideal para Wagner mostrar seu virtuosismo na composição de tipos. O ator começa o filme caracterizado como um estudante grunge, fica loiro quando passa a prestar serviço ao tráfico de drogas e, repentinamente, torna-se um mauricinho ao posar de herdeiro da Gol. Marcelo é um mestre dos disfarces. E Wagner, no filme, mostra que também é."


Marcelo Nascimento - [ Pseudo filho do dono da Gol]

Quase não dá para acreditar. Mas grande parte das aventuras vividas pelo paranaense Marcelo Nascimento da Rocha - ou Victor Hugo, Juliano Silva ou Marcelo Ferrari Contti, outra de suas 16 identidades - é verdadeira, como confirmaram testemunhas e reportagens. A estripulia que tornou o picareta célebre foi ter se passado por Henrique Constantino, filho do dono da empresa de aviação Gol. A escritora Mariana Caltabiano compilou esse e outros causos de Nascimento durante um ano gravando depoimentos seus no xadrez do Centro de Triagem de Curitiba. O fruto das entrevistas é o livro Vips - Histórias Reais de um Mentiroso, em que Nascimento relata, em primeira pessoa, picaretagens que beiram o fantástico.


Apesar de ter passado a maior parte de seus 29 anos entre mentiras e trapaças, Nascimento só ficou famoso em 2001. Naquele ano, foragido da polícia depois de ter sido preso no Acre transportando drogas em um avião que pilotava, ele resolveu se divertir. Passou quatro dias num camarote do Recifolia, o Carnaval fora de época da capital pernambucana. Comeu, bebeu e foi bajulado por famosos e modelos usando o nome de Constantino, filho do dono da Gol. Tirou fotos com a modelo Joana Prado, a Feiticeira, então no auge da fama. Foi apresentado pela diretoria do Recifolia a Amaury Jr., o que lhe rendeu uma entrevista para a TV. 'Fiquei extremamente impressionado com ele, porque é uma pessoa de alto magnetismo', contou o apresentador à autora do livro. Amaury até pegou carona em um jato que o 'filho do Constantino' havia emprestado em sua companhia aérea, e ficou pasmo quando soube da farsa.


Nascimento foi condenado por cinco crimes: estelionato, falsidade ideológica, associação com o tráfico, apropriação indébita e uso indevido de farda e insígnia, no caso deste último pela Justiça Militar. No tempo em que serviu o Exército, fingiu ter uma patente maior e vendeu motos que seriam leiloadas. As trapaças que conta no livro poderiam colocá-lo em mais uma série de inquéritos policiais e desencadear outras sentenças. 'Não acho que estou glamourizando um bandido. Marcelo não vai se dar bem no final', alega Mariana. O vigarista está numa prisão em Avaré, no interior de São Paulo, e ficará preso por mais quatro anos. Isso se não fugir da cadeia, como já fez três vezes, inclusive enquanto Mariana preparava o livro.

Para ler mais sobre o filme acesse  a revista BRAVO Online onde você vai encontrar uma entrevista super interessante com o ator Wagner Moura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário